Na noite desta terça-feira (08), ocorreu uma reunião entre os dirigentes das câmaras setoriais da Biotecnologia, Ovinocaprinicultura, Equideocultura, do Leite e Dervados, UFPI e UESPI, para conhecer o projeto da instalação de uma Central de Reprodução Animal no Estado do Piauí.
O Piauí terá uma Central de Reprodução Animal para produzir e comercializar sêmen de animais de alta linhagem (qualidade genética) para melhorar a qualidade e a produtividade de carne de caprinos, ovinos e bovinos de corte, aumentar a produção de leite e melhorar o desempenho dos equinos (cavalos de raça), bem como para o resgate de raças nativas e/ou tradicionais do nosso Estado.
O Piauí tem grandes rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos, mas precisa aumentar a produtividade e a qualidade da carne produzida hoje, também precisamos aumentar a produção de leite porque ainda importamos um grande volume de outros estados.
No que se refere aos cavalos de raça, o Piauí possui grandes campeões, mas precisa transferir a genética desses campeões para fêmeas que vão gerar novos grandes campeões de várias modalidades esportivas.
A Central de Reprodução Animal cumprirá um importante papel no desenvolvimento da pecuária piauiense, o projeto aguarda autorização do governador Wellington Dias para ser submetido a uma Parceria Público-Privada. Seguimos buscando a estruturação das cadeias produtivas da economia piauiense.